top of page

Retrospectiva: os cinco fatos mais marcantes da América Latina e do Caribe em 2017

  • Melina Móvio
  • Dec 28, 2017
  • 2 min read

1 - Crise diplomática entre México e EUA (Janeiro, 2017)

Trump começa a colocar em prática seus planos de levantar um muro na fronteira dos EUA com o México, insistindo que o governo mexicano pague o mesmo, prevendo um investimento de 14 bilhões de dólares. Não satisfeito com a decisão,Enrique Peña Nieto suspendeu o encontro com o atual presidente americano, no qual discutiriam sobre o Livre Comercio.

2 - Crise política/econômica na Venezuela (Março de 2017)

Dividido politicamente entre Chavistas e Opositores, o atual governo sofre acusações de agravar as crises econômicas/sociais do país mas, em sua defesa, responsabiliza a oposição de ataques terroristas com o intuito de desestabilizar o mesmo. No lado econômico, a queda do valor do petróleo e o aumento da inflação fizeram a pobreza populacional chegar a 81,8%.

3 - Extinção da reserva nacional amazônica (Agosto, 2017)

O atual presidente brasileiro, Michel Temer, extinguiu uma área de reserva – conhecida como Renca - equivalente à 46.450km

4 - Furacão Irma no Caribe (Setembro, 2017)

Caracterizado na categoria 5 (potencialmente catastrófica), o temporal atingiu pequenas ilhas do Caribe, movendo-se a 24km/h. A área mais devastada foi de Antígua e Barbuda, com cerca de 90% de sua região afetada. Por onde passava, o furacão arrancava árvore, destruía casas e causava ondas de até 12 metros de altura.

5 - Conflito armado na Colômbia (Outubro, 2017)

Mesmo com o acordo de paz realizado pelo governo da Colômbia com as FARC em 2016, ainda há grupos armados ilegais – como o ELN – que disputam o controle das regiões do país, matando e ameaçando a população civil colombiana. O conflito ocorreu por conta da desistência do acordo por parte daqueles que estão enriquecendo com o narcotráfico.

Comments


bottom of page