top of page

2017: um ano de mudanças importantes no continente africano

  • Rodrigo Barbosa
  • Jan 3, 2018
  • 2 min read

Mudanças importantes na política de países africanos deram o tom de 2018. Leia o resumo dos cinco fatos mais marcantes das Relações Internacionais na África em 2017.

Renúncia de Robert Mugabe

Mugabe, presidente do Zimbábue desde 1987, porém no comando do país desde 1980, renunciou ao cargo em novembro deste ano. Mugabe foi sucedido pelo antigo vice, Emmerson Mnangagwa. Mugabe foi coagido a renunciar após uma intervenção militar de poucos dias, foi mantido em prisão domiciliar e pouco tempo depois fez seu discurso de renúncia. A investida contra Mugabe está relacionada com a retirada de seu vice, substituindo o mesmo por sua esposa Grace Mugabe.

Base militar chinesa no Djibouti

Foi inaugurada neste ano a primeira base chinesa permanente no exterior. Localizada na costa do Djibouti, a região é conhecida por ter um tráfico negreiro intenso e por ser um ponto estratégico geopoliticamente. O custo total da base é de aproximadamente U$ 590 milhões. O Djibouti também cede espaço a bases dos EUA, França e Japão.

Espaço aéreo Egito

O Egito chegou a um acordo preliminar com a Rússia de utilização de seu espaço aéreo. A ação pode ser um sinal de que a influência norte-americana no país está em declínio. O Egito também negocia a construção de instalações nucleares pela Rússia.

Suspensão de sanções diplomáticas entre Senegal e Israel

As relações entre os dois países deterioram-se depois de o Senegal e a Nova Zelândia terem patrocinado uma resolução das Nações Unidas a condenar os colonatos israelitas. Na cimeira da CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental), o primeiro-ministro israelita assinou com a organização vários acordos e memorandos de entendimentos para cooperação nos setores agrícola, da segurança e da tecnologia.

Convite para o Brasil ingressar na MINUSCA

A Organização das Nações Unidas - ONU convidou o Brasil para integrar a MINUSCA (Missão de Paz na República Centro-Africana). O Secretariado da ONU solicita pelo menos 750 militares da infantaria brasileira, o envio aconteceria no primeiro semestre de 2018.

O Internacionalidades tem como objetivo disseminar informações, na língua portuguesa, sobre relações internacionais, diplomacia, cultura, empreendedorismo social, sustentabilidade entre outros temas globais.

Os textos de nosso blog são escritos por voluntários comprometidos com essa missão. Se você também quer apoiar o nosso trabalho, não deixe de divulgar nosso conteúdo em sua rede de contatos! Caso tenha alguma proposta de apoio específica, por favor entre em contato conosco: oie@internacionalidades.com

 
 
 

Comments


bottom of page